ESCOLHENDO COM QUE TIPO DE ARTESANATO TRABALHAR
Decidir trabalhar com artesanato, seja para complementar renda ou para se profissionalizar, exige algumas considerações muito importantes, que podem fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso.
- A primeira e mais importante delas é em relação à escolha do tipo de trabalho ao qual deseja se dedicar, não adianta gostar de tudo ou querer fazer um pouco de cada coisa, achando que terá vantagem sobre a concorrência ou que atrairá mais clientela, esse é grande erro, que eu mesma cometi e aprendi na prática que especialização é muito importante.
Quando se tem um amplo leque de técnicas o que acontece é que terá que ter matéria prima para cada uma delas, ou seja você vai multiplicar o investimento inicial pela quantidade de técnicas que se dispor a fazer, vai saturar seu espaço e terá um lucro final bem menor, eventualmente nem lucro terá, ficará com muita sobra de material, que na maioria das vezes não dá para confeccionar nenhuma peça; além de ter que se dividir entre várias produções.
Assim, o ideal, é escolher uma única técnica, no máximo duas que sejam afins (exemplo crochê e pintura em tecido, ou crochê e tricô, bordado e feltro, bordado e patchwork, pintura em madeira e biscuit, etc..) ou que se complementem.
Mas como escolher ?
Sempre se voltar para aquela técnica (ou àquelas técnicas) com a qual tenha mais afinidade, ou seja, a que tiver mais facilidade, por exemplo se não gosta de costurar, não pode escolher fazer patchwork, bolsa ou bonecas de pano, pois o trabalho será muito estressante.
É importante também, se for possível, associar uma técnica que goste com uma tendência do seu mercado, isso facilitará na conquista de clientela, se possível algo que não esteja sendo muito trabalhado na sua área de ação, embora isso, não seja fundamental.
O que é fundamental é você gostar, amar o que vai fazer, para que jogue todo amor e criatividade nas peças que produzirá entregando além do produto muito amor aos clientes, pois isso além da renda vai trazer felicidade a você e ao cliente.
Não podemos esquecer que o artesanato é mais do que uma profissão, é estilo de vida e, sobretudo troca de energia entre as pessoas, respeito ao ambiente e de valorização da criatividade.
IDENTIDADE DE SEU TRABALHO
É um aspecto importante a se considerar, pois é através do estilo de seu trabalho que você vai conquistar seus clientes.
O primeiro passo é, de tudo que você sabe fazer, escolha aquele que você mais gosta para ser o carro chefe de seu ateliê, faça algumas produções com se fosse pra você, depois se pergunte:
1. para quem eu vou vender? ou seja quem são meus clientes em potencial?
Depois de respondida a pergunta número 1 tente adequar o que você gosta ao que imagina que pode agradar a esses clientes fazendo adaptações.
O primeiro passo é, de tudo que você sabe fazer, escolha aquele que você mais gosta para ser o carro chefe de seu ateliê, faça algumas produções com se fosse pra você, depois se pergunte:
1. para quem eu vou vender? ou seja quem são meus clientes em potencial?
Depois de respondida a pergunta número 1 tente adequar o que você gosta ao que imagina que pode agradar a esses clientes fazendo adaptações.
7 COISAS QUE UM ARTESÃO DEVE FAZER:
grupos com idéias comuns pode abrir muito mais portas do que para alguém isolado, a sociedade atual valoriza o trabalho em grupo, pois isso favorece a geração de renda para mais pessoas, sinais dos tempos eh, eh!
3. Fotografar todo seu trabalho e montar um álbum que você pode carregar e mostrar quando tiver oportunidade, e também para guardar tudo que já fez. Quando a gente trabalha e vende ou presenteia com mais frequência acaba esquecendo de alguns trabalhos, é legal guardar recordações caso necessite.
4. Atualizar-se, isto é participar de feiras, eventos, workshop, se você faz para vender e complementar sua renda ou quer ter mais uma fonte de renda, procure atuar de forma mais profissional, não adianta ficar correndo para revistas ou copiando da net, você pode e deve fazer isso também mas o contato pessoal com os profissionais da área; vai ser de grande valia para você.
5. Cadastre seus clientes e vá colocando numa fichinha ou num caderninho, todas as compras efetuadas e outras informações sobre ele, como data de aniversário, profissão, etc. Selecione os melhores clientes do ano e numa dessas datas importantes ou no natal, faça uma lembrancinha (escolha algo simples, mas no mesmo padrão do seu trabalho) e o presentei, é uma forma delicada de agradecer pela preferência que ele lhe dá e ao mesmo tempo você oferece um diferencial - no atendimento - sobre a sua concorrência direta. Eu faço isso desde que comecei a vender artesanato e posso garantir que o cliente adora ser considerado.
6. Entre de vez em quando no site do SEBRAE, ou vá até lá eles tem dicas muito interessantes para os artesão, têm também cursos on line gratuitos, é muito fácil, tente, vai te ajudar mais do que você pensa.
7. Monte um blog, ainda que aparentemente não te traga resultados diretos de início, mas isso vai estimular você, e também quando não puder mostrar algum trabalho pode direcionar seu possível cliente para o blog, onde ele poderá ter ideia do seu estilo e trabalhos feitos, dando maior credibilidade, quando o cliente não te conhece bem.
5 COISAS QUE UMA ARTESÃO NÃO DEVE FAZER:
1. Não seja desonesto com você mesma, com seu cliente e com seu colega, isso não é bacana. Artesanato é diferente do produto industrializado, porque uma peça dificilmente fica igual a outra e é exatamente isso que quem procura artesanato quer, por isso não copie integralmente uma peça de outro artesão da qual você tenha gostado, coloque sempre nela algum toque seu, pode ser apenas mudar as cores, mas dê a ela a sua cara. Se tiver gostado muito pode até copiar, mas pra você.
2.Não seja egoísta, quando tiver uma coisa bacana também compartilhe com as pessoas, a troca proporciona crescimento para todos, lembre-se de quantas vezes você recebeu importantes contribuições de outras pessoas. Por que não fazer a mesma gentileza para alguém.
3. Não se isole, busque sempre informações, novas idéias, em blogs, revistas, feiras, sites de empresas, hoje todos querem novidades e elas surgem o tempo todo, você pode estar
constantemente inovando, muitas vezes, bastam pequenas mudanças num trabalho que você já faz a muito tempo para lhe dar um novo ar.
4. De forma alguma desvalorize seu trabalho, muita gente acha que se cobrar abaixo do que outros artesão vai conquistar o cliente, pode até ser, mas não se esqueça que o vendedor da matéria não vai fazer o mesmo, além disso quando você desvaloriza seu trabalho além de prejudicar todos, você vai estar trocando 6 por meia dúzia, cacule corretamente o preço ( de 2 a 3 vezes o que foi gasto é a forma mais simples, tem outras), caso contrário estará trabalhando de graça, quando faz uma peça você não gasta somente material, e o seu trabalho não vale nada? pense nisso, pode ter certeza você vai vender.
ATUALIZAÇÃO CONSTANTE
Se alguém deseja, realmente, ganhar dinheiro com artesanato, é muito importante, acompanhar as tendências no setor escolhido. Hoje, o artesanato é um segmento muito valorizado e que conta com novidades constantemente, por isso é importante, manter contato com outros artesãos, seguir blogs dedicados ao artesanato pelo qual nos interessamos, a novidade no setor é tudo, é um dos grandes segredos para boas vendas, por isso selecione para blogs que compartilham, pois muita gente não compartilha gratuitamente as novidades, pelo menos não enquanto elas ainda são novidades, mas tem aqueles que não se importam em compartilhar, para as pessoas que vivem em locais onde o acesso é mais difícil, a internet pode ser a única possibilidade, por isso, busque os espaços de compartilhamento, como os sites das empresas e de artesãos com esse perfil.
Workshops -
Participar de eventos promovidos pelas grandes empresas do setor é de fundamental importância pois nesses encontros são apresentados produtos e técnicas novas além de contato direto com grandes nomes do artesanato, é ótimo espaço para tirar dúvidas e aprimorar suas técnicas (aqui no Rio nos temos a Rio arte, promovida pela Caçula que este ano será em abril), mas se você não pode ir, mora longe dos grandes centros, procure na net, pois sempre existem páginas desses eventos, onde é possível obter muitas informações e novidades, mais uma vez, em artesanato atualização é tudo.
Agora com o grande impulso que o artesanato está tendo, as novidades surgem praticamente todo o tempo, então não perca o bonde da atualização, com a internet então, isso é mole, mas lembre-se aprenda a frequentar os sites da empresas, elas tem o maior interesse na sua atualização, pois vão vender mais matéria prima para o seu trabalho, por isso contribuem no que podem.
Feiras de Artesanato - participar de feira não é tudo, mais é importante, se você comercializa, muita gente acha que a venda é o mais importante no mundo craft, mas o aprendizado no quesito competitividade, apresentação do produto entre outras é o lance.
Tem um site da Círculo que dá muitas dicas legais para os artesãos é só ir aqui http://www.ganhemaiscirculo.com.br/
Mais uma Dica Legal
Criar um nicho de mercado não é difícil, conquistar o cliente também não, mas manter uma clientela estável é complicado, por isso lembre-se estabeleça uma linha de trabalho, com coisas úteis à vida prática das pessoas, sobretudo, procure produzir doversos artigos que sejam úteis por exemplo artigos para casa, para bebê, etc... mas faça coisas que se complementem, tenha sempre novidades.
2.Não seja egoísta, quando tiver uma coisa bacana também compartilhe com as pessoas, a troca proporciona crescimento para todos, lembre-se de quantas vezes você recebeu importantes contribuições de outras pessoas. Por que não fazer a mesma gentileza para alguém.
3. Não se isole, busque sempre informações, novas idéias, em blogs, revistas, feiras, sites de empresas, hoje todos querem novidades e elas surgem o tempo todo, você pode estar
constantemente inovando, muitas vezes, bastam pequenas mudanças num trabalho que você já faz a muito tempo para lhe dar um novo ar.
4. De forma alguma desvalorize seu trabalho, muita gente acha que se cobrar abaixo do que outros artesão vai conquistar o cliente, pode até ser, mas não se esqueça que o vendedor da matéria não vai fazer o mesmo, além disso quando você desvaloriza seu trabalho além de prejudicar todos, você vai estar trocando 6 por meia dúzia, cacule corretamente o preço ( de 2 a 3 vezes o que foi gasto é a forma mais simples, tem outras), caso contrário estará trabalhando de graça, quando faz uma peça você não gasta somente material, e o seu trabalho não vale nada? pense nisso, pode ter certeza você vai vender.
5. Nunca deixe de estimular o trabalho dos outros, principalmente se contribuiu com você de alguma forma, por exemplo, quando entrar num blog, deixe um comentário, isso serve de estímulo para que aquele artesão, fique empolgado e continuar disponibilizando coisas que poderão ser de seu interesse um dia, deixe também seu endereço se tiver um blog ou seu e-mail para receber contribuições. Quando parar numa feira dê uma palavra de estímulo, troque e-mail. É bom receber, mas as pessoas tem muita dificuldade de doar, veja aqui o meu caso, nunca recebi uma palavra apesar dos muitos acessos, por isso, não tenho estímulo para continuar postando, pois acredito que não tenho trazido contribuição alguma com ninguém, então não posso perder tempo de trabalho.
ATUALIZAÇÃO CONSTANTE
Se alguém deseja, realmente, ganhar dinheiro com artesanato, é muito importante, acompanhar as tendências no setor escolhido. Hoje, o artesanato é um segmento muito valorizado e que conta com novidades constantemente, por isso é importante, manter contato com outros artesãos, seguir blogs dedicados ao artesanato pelo qual nos interessamos, a novidade no setor é tudo, é um dos grandes segredos para boas vendas, por isso selecione para blogs que compartilham, pois muita gente não compartilha gratuitamente as novidades, pelo menos não enquanto elas ainda são novidades, mas tem aqueles que não se importam em compartilhar, para as pessoas que vivem em locais onde o acesso é mais difícil, a internet pode ser a única possibilidade, por isso, busque os espaços de compartilhamento, como os sites das empresas e de artesãos com esse perfil.
Workshops -
Participar de eventos promovidos pelas grandes empresas do setor é de fundamental importância pois nesses encontros são apresentados produtos e técnicas novas além de contato direto com grandes nomes do artesanato, é ótimo espaço para tirar dúvidas e aprimorar suas técnicas (aqui no Rio nos temos a Rio arte, promovida pela Caçula que este ano será em abril), mas se você não pode ir, mora longe dos grandes centros, procure na net, pois sempre existem páginas desses eventos, onde é possível obter muitas informações e novidades, mais uma vez, em artesanato atualização é tudo.
Agora com o grande impulso que o artesanato está tendo, as novidades surgem praticamente todo o tempo, então não perca o bonde da atualização, com a internet então, isso é mole, mas lembre-se aprenda a frequentar os sites da empresas, elas tem o maior interesse na sua atualização, pois vão vender mais matéria prima para o seu trabalho, por isso contribuem no que podem.
Feiras de Artesanato - participar de feira não é tudo, mais é importante, se você comercializa, muita gente acha que a venda é o mais importante no mundo craft, mas o aprendizado no quesito competitividade, apresentação do produto entre outras é o lance.
Tem um site da Círculo que dá muitas dicas legais para os artesãos é só ir aqui http://www.ganhemaiscirculo.com.br/
Mais uma Dica Legal
Criar um nicho de mercado não é difícil, conquistar o cliente também não, mas manter uma clientela estável é complicado, por isso lembre-se estabeleça uma linha de trabalho, com coisas úteis à vida prática das pessoas, sobretudo, procure produzir doversos artigos que sejam úteis por exemplo artigos para casa, para bebê, etc... mas faça coisas que se complementem, tenha sempre novidades.