Como Pintar Tecido e mdf.







Pintura em Tecido
      Tem muita gente que não sabe quantas técnicas diferentes de pintura em tecido existem e o mais importante, que todas  elas são válidas, então se você faz pintura em tecido, porque ficar na mesmice, você pode variar e conquistar mais clientes, mesmo que você não goste muito, lembre-se que quer vender tem que tentar alcançar todos os gostos.
Pintura com estêncil
            Tem gente que menospreza esse tipo de pintura, que aliás é ótimo para quem quer aprender a pintar e não tem onde aprender.
Você compra ou faz os moldes de acetato, e vai batendo nos espaços vazados, com uma brochinha (pincel redondo) com tinta de tecido não diluída, a brochinha também não pode estar muito carregada de tinta senão pode borrar fora do molde.  A medida que for batendo a tinta, misture um pouquinho com outras cores para fazer um sombreado, sem lavar o pincel para que as cores mesclem bem.
          Retire com muito cuidado o molde assim que terminar coloque a pintura para secar, e lave imediatamente o molde senão a tinta gruda e estraga o molde.
          Depois de seco, se quiser, pode decorar com bolinhas ou outra decoração à vontade, ou não, fica a seu critério.
          Esse tipo de pintura é muito bom porque você gasta pouco, inclusive tempo, e pode cobrar mais barato, as pessoas adoram.  Eu também  faço em panos de prato e são os mais vendidos.  E o que é melhor pode ser feito por qualquer pessoa mesmo que você ache que não tem talento para a pintura, tente você pode se surpreender, veja só!

Esse eu complementei com chuviscado sobre a pintura, ficou simples mas bonito.  Mas pode ser feito com pintura bem simples como no debaixo sem ficar menos bonito,  Concordam?!


Você também pode misturar com outras técnicas, fazendo a pintura em folk de uma maneira mais fácil, eu acho que criatividade não tem limite e tudo é válido, gosto de pintura bem rica em detalhes e com cara moderna, o que você acha?
 Neste estampei com estêncil as flores e a barra do pano de prato.


Neste estampei o corpo e as asas do galo e fiz as flores da barra, acho deu um chame a mais esse é meu modelo de pano de prato mais vendido.



Pintando MDF

Preparando a peça:
         Lembre-se mdf não é madeira são raspas de madeira prensadas ou, mais ou menos isso, de qualquer forma é bastante sensível a umidade, por exemplo, na minha opinião a melhor maneira de produzir um trabalho de boa qualidade é antes de mais nada passar pelo menos uma demão de base seladora, se você vai fazer para vender, pode comprar um galão de 3,6ml, sai por cerca de R$25,00 a R$30,00 dependendo da região que você mora, mas isso dá pra você trabalhar muito mesmo.
     Deixe a base secar bem, vai ficar branco ( aí tem gente que pensa que só passa essa base se quiser a peça bem branquinha, não a base vai selar a madeira, serve para proteger).  Depois de seco lixe com lixa fina, eu uso lixa para madeira nº 400.
     Obs.: se você quiser um trabalho com um acabamento perfeito, repita a operação, mas não é necessário.
          Quando a pintura da caixa for vermelha, marrom ou preta, você pode queimar a caixa com a própria tinta para que a cor fique melhor, isto é, nao passa nada dê uma demão de tinta, lixe e inicie a pintura de base, mas deve selar por dentro.
       Após essa operação você pode já iniciar a pintura que será a base da caixa, ou seja a cor principal.
      O número de demãos vai depender da cor da tinta e da qualidade da tinta, quando você ver que está bem coberta é o ponto.   As tintas de boa qualidade bastam duas demãos, estique bem com um pincel (eu uso trincha de 1/2 ou de 1/4 de polegadas, só tem que ser bem macia daquela marca famosa) depois  uniformize passando um rolinho (da mesma marca famosa) que você encontra em qualquer loja de artesanato.
     Depois de seca você vai decorar a peça do jeito que quiser, é aí que você vai dar o seu toque criar o seu estilo.  Pode bater desenhos com um estêncil, nesse caso prefira tinta tom sobre tom, fica mais sofisticado, ou faça a chuva americana.
     O próximo passo é fazer a decupagem, que pode ser feita com papel adesivo, ou com papel sem cola e também pode ser usado guardanapo.   Só precisa fazer com muito cuidado e paciência.  
     Seja qual for o tipo de decupagem é bom você aplicar, colocar um plástico seco e limpinho sobre ela e alisar bem com um pano macio para não deixar bolhas de ar, pois senão estraga o trabalho e depois de seco não tem mais jeito, eu sei que a gente vê as professora na televisão fazendo parece fácil e parece que sempre dá certo, mas quando a gente começa nem tudo é tão fácil, se der tudo errado, não se assuste, isso é difícil de acontecer, mas se acontecer, retire todo o papel limpe com um pano úmido e comece de novo, com a prática, vai ficando cada vez mais fácil, com algumas caias você ja fica craque.
Deixe secar, se desejar faça a flotagem, aquele sombreado com pincel chanfrado, que é muito fácil, no início parece difícil, mas não é, você também não tem que passar o pincel direto, pode ir fazendo  como for mais fácil para você depois que terminar o lado é só correr o pincel direto para uniformizar.

Flotagem (sombreado) - molhe o pincel em água limpa, encoste delicadamente sobre um papel toalha ou guardanapo de papel, encoste delicadamente a ponta na tinta desejada e passe no contorno que você deseja sombrear, não tenha medo, se errar, é só molhar o pincel na água limpa e ir passando sobre o flotado e secando com um paninho limpo e seco, recomesse, vamos lá?!